Patrocinadora
Para conhecer as vantagens e benefícios de se tornar uma Patrocinadora da ELOSAÚDE consulte os temas destacados no menu abaixo ou, se preferir, envie-nos uma mensagem.
Antes da RN (Resolução Normativa) n. 272 (publicada em novembro de 2011 pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar) a Agência entendia que empresas de um mesmo grupo econômico poderiam ser patrocinadoras de uma entidade de autogestão comum a todas.
A RN 272 trouxe novos critérios para validação de patrocínio, entre eles o termo “ramo de atividade”.
Atualmente, podem patrocinar a ELOSAÚDE empresas que façam parte do mesmo grupo econômico da Eletrosul, da ELOS, da Previg e da Engie Brasil Energia ou, ainda, outras empresas dos segmentos elétrico bastando, para isso, que seja firmado um convênio de adesão e patrocínio.
A ELOSAÚDE oferece à empresa que a patrocina qualificação específica, totalmente voltada à área de saúde. Isso significa que a patrocinadora passa a contar com equipe altamente preparada, além de estrutura especializada na administração de planos de saúde e odontologia.
As principais vantagens para a patrocinadora são:
Não é necessário se preocupar com atendimentos nas regiões mais distantes. A ELOSAÚDE mantém parcerias para atendimento médico com a Unimed (em todo o território nacional), com diversas empresas de autogestão (Fundação Cesp – SP, Eletros Saúde – RJ, dentre outras, através de convênios de reciprocidade) e com a Uniodonto (em todo o território nacional) para atendimentos odontológicos.
A ELOSAÚDE disponibiliza planos na modalidade pós-estabelecido ou pós-pagamento, podendo ser planos exclusivamente de assistência médica, planos odontológicos ou, ainda, planos mistos, com cobertura médico-odontológica em um mesmo produto.
No pós-pagamento as despesas são apuradas periodicamente e repassadas à patrocinadora, isso quer dizer que não há pagamento de mensalidades fixas, sendo que a patrocinadora assume integralmente os custos do plano e dos serviços utilizados por seus beneficiários.
Além do reembolsar o plano pelos serviços utilizados, a patrocinadora contribui com o custeio administrativo da ELOSAÚDE pagando um valor mensal previamente acordado, a título de taxa de administração.
Assistência médica
Os planos médicos oferecem cobertura exclusivamente para assistência médico-hospitalar, compreendendo atendimentos ambulatoriais (consultas, exames simples e especializados e atendimentos ambulatoriais), além de internações hospitalares (clínicas, cirúrgicas, partos, UTI e CTI).
Assistência odontológica
Os planos de assistência odontológica, por sua vez, cobrem os atendimentos do segmento de odontologia, que vão desde a consulta odontológica, até restaurações, procedimentos de próteses e cirurgias (entre diversos outros procedimentos).
Misto
Os planos mistos reúnem em um mesmo produto os atendimentos médico e odontológico, permitindo que o beneficiário tenha cobertura mais completa no que diz respeito aos cuidados integrais com a saúde.
Coberturas Legais
Todos os planos de saúde estabelecidos no mercado, independentemente da segmentação, estão sujeitos à regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
A Lei 9.656/98 e resoluções posteriores disciplinam a atividade das operadoras, bem como as coberturas que devem ser oferecidas pelos planos.
Como não poderia deixar de ser, os planos disponibilizados pela ELOSAÚDE obedecem integralmente às normas da Agência reguladora, principalmente no que diz respeito às coberturas.
Tanto os planos médicos quanto os odontológicos oferecem todas as coberturas do ROL de procedimentos e eventos em saúde publicado periodicamente pela ANS. Além disso, as atualizações do referido ROL são incorporadas automaticamente, sem que seja necessário alterar o formato ou o regulamento do plano dos beneficiários.
As coberturas opcionais são, via de regra, ampliações nas coberturas legais, concedidas pela patrocinadora para determinado plano.
Qualquer cobertura opcional oferecida não pode substituir outra garantida legalmente ou servir como moeda de troca. Por isso, quando a patrocinadora resolve oferecer coberturas opcionais ela está, de fato, ampliando os direitos de seus beneficiários e tornando o plano ainda mais atrativo.
Não há qualquer obrigatoriedade legal que diga respeito ao oferecimento de coberturas opcionais. Tal decisão fica a cargo da patrocinadora; à ELOSAÚDE cabe a tarefa de viabilizar tais ampliações.
Por meio das coberturas opcionais a patrocinadora tem a possibilidade de oferecer serviços como “benefício medicamentos”, “programas especiais a portadores de necessidades”, dentre outros que comumente não são encontrados no mercado.
As coberturas opcionais agregam valor percebido e tornam o plano mais atrativo aos beneficiários.
Como operadora de saúde, classificada na modalidade de autogestão multipatrocinada, a ELOSAÚDE é atualmente patrocinada por nove instituições:
CGT ELETROSUL – Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil, que foi onde tudo começou.
Na década de 1970 a Eletrosul criou a Fundação ELOS para administrar os planos de previdência e saúde de seus aposentados e pensionistas.
Nesse contexto nasceu a ELOSAÚDE, que iniciou suas atividades como uma gerência dentro da Fundação e era responsável exclusivamente pela administração dos planos médico e odontológico.
Originária da incorporação da ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE, a CGT Eletrosul assumiu integralmente o papel que até então era desempenhado pela Eletrosul junto à ELOSAÚDE.
FUNDAÇÃO ELETROSUL DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL – ELOS, entidade que deu origem à ELOSAÚDE.
Durante quase duas décadas, antes de se tornar uma empresa independente, a ELOSAÚDE exerceu suas atividades como departamento, integrante de um organismo maior: a Fundação ELOS.
Em razão do dinamismo do mercado de saúde, do desejo das patrocinadoras de criarem uma instituição forte voltada exclusivamente para a gestão de saúde e, ainda, de alterações na legislação dos planos de previdência complementar, foi necessário que as atividades fossem cindidas. A partir de então saúde e previdência passaram a caminhar separadamente e isso ocasionou a criação da ELOSAÚDE – Associação de Assistência à Saúde.
Do processo de cisão restou a parceria e o patrocínio, tanto da Eletrosul quanto da Fundação ELOS.
ENGIE BRASIL ENERGIA S.A. (nova razão social da Tractebel Energia) que ingressou como patrocinadora ao adquirir o segmento de produção da energia da Eletrosul.
A partir dessa aquisição, pela então Tractebel Energia, ocorrida no processo de privatização de parte das atividades da estatal, a empresa assumiu não só as atividades de produção de energia, como também os empregados das unidades e a parte correspondente aos aposentados e pensionistas relacionados à parte adquirida.
Com o compromisso de manter o padrão de benefícios até então oferecidos, tornou-se também uma entidade a patrocinar a ELOSAÚDE.
PREVIG SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, em virtude de ser a responsável pelos planos de previdência dos empregados e aposentados da Tractebel.
Por ser uma empresa vinculada ao grupo Engie, gerindo planos de pensão e aposentadoria, a Previg também detém legitimidade para patrocinar a ELOSAÚDE.
Nesse sentido, à exemplo do que acontece com a Fundação ELOS, a PREVIG representa o segmento previdenciário do grupo de beneficiários vinculados à Engie.
USINA TERMELÉTRICA PAMPA SUL S.A., integrante do grupo econômico Engie a empresa aderiu como Patrocinadora da ELOSAÚDE em 2015. Em 2023 a Pampa-Sul desvinculou-se do grupo Engie, mas continuou como Patrocinadora da ELOSAÚDE.
Em 2018, foi a vez DIAMANTE GERAÇÃO DE ENERGIA LTDA, empresa também vinculada ao grupo Engie, se tornar a sétima empresa a assinar convênio de patrocínio à ELOSAÚDE. Com a venda da empresa, em 2022 a Diamante deixou de fazer parte do grupo Engie, mas manteve sua parceria junto à ELOSAÚDE.
No primeiro semestre de 2020 duas novas empresas pertencentes ao Grupo Engie Brasil Energia também trouxeram seus empregados para serem assistidos pela ELOSAÚDE. Em janeiro desse ano ingressou a GRALHA AZUL TRANSMISSÃO DE ENERGIA S.A em maio foi a vez da NOVO ESTADO TRANSMISSORA DE ENERGIA S.A. assinar seu convênio de patrocínio à ELOSAÚDE.
O ano de 2023 foi o mais pródigo de toda a história da ELOSAÚDE, em se tratando de Patrocinadoras. Com a expansão dos negócios da Engie Brasil Energia, duas novas integrantes do grupo ingressaram na condição de Patrocinadora: MARACANÃ GERAÇÃO DE ENERGIA E PARTICIPAÇÕES S.A. E CENTRAL FOTOVOLTAICA ASSU SOL 16 LTDA.
No segundo semestre do mesmo ano foi a vez da ENGIE BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA., controladora do grupo Engie no Brasil, firmar parceria com a ELOSAÚDE e contribuir para seu crescimento orgânico.
Ainda na esteira de expansão do grupo Engie, em abril de 2024 a ASA BRANCA TRANSMISSORA DE ENERGIA S.A. tornou-se a décima segunda Patrocinadora da Entidade.