Para a ELOSAÚDE, o novo ano começou exatamente da mesma forma como terminou o ano velho…

Parece ruim?

Não se estivemos falando sobre Excelência! E Excelência com “E” maiúsculo.

Isso porque, pelo quinto ano consecutivo, a Entidade alcança o nível de excelência no IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – principal indicador de qualidade que avalia as operadoras do mercado de saúde suplementar.

Definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS, o IDSS avalia quatro dimensões, por meio de trinta e dois indicadores distintos e de amplo espectro. Produtos, qualidade dos serviços e rede de atendimento, sanidade econômico-financeira, gestão por processos e controles, conformidade e transparência são os principais temas alusivos às entidades de saúde suplementar atuantes no país que a Agência avalia e acompanha por meio dessa ferramenta.

A soma dos pontos obtidos nos 32 indicadores resulta em uma nota final, que vai de zero a um, dividida em “cortes” de 20 centésimos cada. O nível de excelência é considerado a partir do resultado igual ou superior a 0,8.

Nos últimos cinco anos consecutivos a ELOSAÚDE alcançou resultados expressivos e se manteve na faixa de excelência.

Em 2022 (ano base 2021), cujo resultado foi divulgado pela ANS nos últimos dias de dezembro, a operadora mais uma vez se superou e conquistou marca que ultrapassou com folga a linha de excelência do IDSS, tendo obtido 0,8705.

Essa conquista é sobremaneira importante, porque o IDSS busca “nivelar por cima” o mercado de saúde. Nesse sentido, embora as empresas do setor se diferenciem por tipo (cooperativas, medicinas de grupo, autogestões etc.), capacidade econômica e porte, a “régua” de indicadores é exatamente a mesma para todas elas.

Ao atingir o nível de excelência (e permanecer nele, como é o caso da ELOSAÚDE), a Operadora de pequeno porte demonstra – proporcionalmente – maior capacidade técnica e operacional que as gigantes de seu mercado.

Para Beneficiários e Patrocinadoras isso se traduz em segurança e confiabilidade, pois materializa o resultado das ações de governança, o planejamento estratégico e a busca incessante por melhores padrões de qualidade nas entregas quotidianas da operadora.

Já para o mercado de autogestões, a ELOSAÚDE se consolida como importante paradigma e fonte de referência em se tratando de excelência.

Entre as 332 Operadoras de planos médicos e/ou médico-odontológicos classificadas como de pequeno porte (até 19.999 beneficiários) a nota da ELOSAÚDE a coloca na vigésima primeira posição no ranking nacional.

Em comparação somente com as demais autogestões (mesmo tipo de Operadora), a classificação da Entidade é ainda mais importante, pois, entre as 91 empresas desse segmento e porte (autogestões com até 19.999 beneficiários), a ELOSAÚDE ocupa a sexta posição em nível nacional.

Na classificação geral, que considera todas as 844 operadoras avaliadas – independentemente do porte, capacidade econômica e do tipo – a ELOSAÚDE ocupa a posição de número 129.

Ainda sob os efeitos da pandemia de COVID-19, que impôs desafios ainda maiores que os já conhecidos pelo mercado de saúde, a ELOSAÚDE não só se manteve na faixa de excelência, como aumentou sua pontuação em relação à avaliação anterior, fato que é digno de nota e celebração.

O IDSS materializa, por meio de indicadores ricos e de elevado nível de exigência, as melhores práticas que a Agência reguladora espera do mercado de saúde e a permanência da ELOSAÚDE no nível de excelência traz a chancela da ANS à qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela operadora.

Por outro lado, coroa a dedicação, o respeito e o cuidado que sua equipe entrega diariamente ao seu público, representado por Patrocinadoras e por Beneficiários.

Entra ano e sai ano e as coisas não mudam, e isso é Excelente!

Confira abaixo a série histórica da ELOSAÚDE:

*O QUE É E COMO É CALCULADO O IDSS?

A ANS avalia anualmente o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).

O objetivo deste programa é estimular a qualidade no setor e reduzir a discrepância de informações, promover maior poder de escolha para o beneficiário e oferecer subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é a ferramenta utilizada pela agência para atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por essas empresas.

Essa avaliação é retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo publicados agora, em 2023 são relativos à avaliação de 2022 que, por sua vez, corresponde ao ano-base 2021.

O IDSS pode ser traduzido como um score composto, cuja pontuação varia de zero a um, e é calculada a partir de um conjunto de 32 indicadores agrupados em quatro dimensões. Os dados que subsidiam o cálculo são extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O resultado do IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

A partir 2017 uma nova fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS foi introduzida pela ANS. Trata-se do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) que possibilitou a ampliação do escopo e permitiu a introdução de novos indicadores e ajustes de outros. Dessa forma, segundo a ANS, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

DIMENSÕES DO IDSS:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

* Fonte: site da ANS: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

[com edições pontuais] 

** QUAL A IMPORTÂNCIA DO IDSS?

Para a Agência reguladora ele é importante porque permite avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde com base em dados concretos, informados pelo setor.

Já para o beneficiário o IDSS é fundamental, pois permite acompanhar anualmente a avalição de sua operadora. O IDSS também pode auxiliá-lo na escolha de uma operadora ou na portabilidade de carência com base na avaliação de desempenho de cada uma delas.

Para as operadoras o índice se torna um balizador de qualidade e um objetivo a ser perseguido, capaz de mobilizar as entidades em busca aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, pois se caracteriza como o principal reconhecimento atribuído pelo órgão regulador.

** Fonte: site da ANS

[http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/idss/idss-perguntas-e-respostas.pdf

[com edições pontuais]

CONFIRA O RESULTADO DETALHADO DO IDSS ELOSAÚDE

MÉTRICAS E CONCEITOS

Quer saber mais sobre o processo de cálculo utilizado pela ANS e sobre as métricas e conceitos aplicados a cada dimensão?
Acesse o site da ANS: [clique aqui] (https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans)

Para acessar os dados e o desempenho da ELOSAÚDE [clique aqui]
Para ter acesso aos dados da ELOSAÚDE informe um dos três critérios de busca:

Registro ANS: basta inserir o registro da Operadora na ANS. Informe: 41.729-7;