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ELOSAÚDE – Associação de Assistência à Saúde – CNPJ 11.593.821/0001-03
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IDSS 2020 – VOANDO COM AS ÁGUIAS
/em idss /por adminPor três anos seguidos a ELOSAÚDE mantém sua performance nos indicadores de qualidade do IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e pontua na faixa de excelência desse que é o principal indicador de qualidade da saúde suplementar no país.
De acordo com a pontuação divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, em seu portal de internet, a ELOSAÚDE ultrapassou a marca dos 0,8 pontos (faixa da excelência), cravando 0,8162 pontos.
Importa destacar que o IDSS é segmentado em escala de 0,2 décimos cada, cuja pontuação máxima é 1 e a faixa de excelência vai de 0,81 a 1,00.
A conquista é especialmente significativa, uma vez que foi obtida em um ano absolutamente atípico sobre todos os aspectos. Assolada por uma pandemia que “revirou” todas as certezas e processos estáveis das empresas, a Entidade se manteve firme, preservando seus níveis de qualidade na entrega e compromisso com beneficiários, patrocinadoras, credenciados e parceiros.
O IDSS, resultado de uma pontuação obtida a partir da soma de diversos indicadores, coroa o esforço das operadoras sérias e bem administradas, e se torna, cada vez mais, um grande diferencial competitivo no mercado de saúde, sendo que as operadoras de mercado (não autogestões) o utilizam como ferramenta de marketing.
Estar faixa de excelência significa que a operadora adota as melhores práticas financeiras, de governança, atendimento e relacionamento com seu público e com o mercado. Isso reforça a confiabilidade de seu público, uma vez que tais indicadores são conferidos pela Agência reguladora do setor.
Não é exagero destacar que o nível de exigência da ANS é bastante grande e, nesse sentido, para se manter no nível da ELOSAÚDE é necessário que a empresa tenha atingido novos patamares e esteja, quase que literalmente, voando com as águias.
ESCALA EVOLUTIVA
O ano de 2019 (período de captação dos dados para fechamento do IDSS de 2020) foi particularmente desafiador para a ELOSAÚDE, pois foi o ano em que a Entidade se preparou para receber a integralidade da massa CGT Eletrosul.
Por questões legais e internas da Patrocinadora a migração – que ocorreria inicialmente em 1º de maio – foi adiada por duas vezes, sendo concluída em dezembro do mesmo ano, com ingresso da massa em janeiro de 2020.
O crescimento pontual de cerca de 20% em número de beneficiários mobilizou os esforços da equipe. Manter a qualidade dos fluxos e dos processos passou a ser prioridade e foi somada às demais atividades quotidianas.
Com o incremento de tarefas e atividades a Entidade percebeu um pequeno recuo na pontuação em relação ao ano anterior (de 0,8523 para 0,8162). Contudo, isso não afetou o resultado final, que foi a permanência na faixa de excelência.
Em síntese: a ELOSAÚDE voltou suas energias internas em direção ao seu público e à garantia de cumprimento de seus compromissos com beneficiários e Patrocinadoras. Ainda assim, a forma como seus processos e governança vêm sendo estruturados permitiu a estabilidade da nota e o alcance de mais essa conquista.
Confira abaixo a série histórica da ELOSAÚDE:
*O QUE É E COMO É CALCULADO O IDSS?
A ANS avalia anualmente o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).
O objetivo deste programa é estimular a qualidade no setor e reduzir a discrepância de informação, promover maior poder de escolha para o beneficiário e oferecer subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é a ferramenta utilizada pela agência para atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas operadoras.
Essa avaliação é retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo apresentados em 2021 são relativos à avaliação do ano-base 2020.O IDSS pode ser traduzido como um score composto, cuja pontuação varia de zero a um, e é calculada a partir de um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões. Os dados que subsidiam o cálculo são extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O resultado do IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
A partir 2017 uma nova fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS foi introduzida pela ANS. Trata-se do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) que possibilitou a ampliação do escopo e permitiu a introdução de novos indicadores e ajustes de outros. Dessa forma, segundo a ANS a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.
DIMENSÕES DO IDSS:
* Fonte: site da ANS
http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans
[com edições pontuais]
** QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
Para a Agência reguladora ele é importante porque permite avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde com base em dados concretos, informados pelo setor.
Já para o beneficiário o IDSS é fundamental, pois permite acompanhar anualmente a avalição de sua operadora. O IDSS também pode auxiliá-lo na escolha de uma operadora ou na portabilidade de carência com base na avaliação de desempenho de cada uma delas.
Para as operadoras o índice se torna um balizador de qualidade e um objetivo a ser perseguido, capaz de mobilizar a entidade em busca aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, pois se caracteriza como o principal reconhecimento atribuído pelo órgão regulador.
** Fonte: site da ANS
http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/idss/idss-perguntas-e-respostas.pdf
[Com edições pontuais]
CONFIRA O RESULTADO DETALHADO DO IDSS ELOSAÚDE
MÉTRICAS E CONCEITOS
Quer saber mais sobre o processo de cálculo utilizado pela ANS e sobre as métricas e conceitos aplicados a cada dimensão?
Acesse o site da ANS: [clique aqui]
Para acessar os dados e o desempenho da ELOSAÚDE [clique aqui]
Para ter acesso aos dados da ELOSAÚDE informe um dos três critérios de busca:
Registro ANS: basta inserir o registro da Operadora na ANS. Informe: 41.729-7;
Nome da Operadora: escreva: ELOSAÚDE Associação de Assistência à Saúde, ou;
CNPJ da Operadora: informe: 11593821000103 (sem pontos e sem sinais gráficos);
REAJUSTES 2020 – VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS?
/0 Comentários/em Comunicados /por adminSe você já leu o comunicado publicado no dia 31 de julho (AJUSTES ANUAIS DE PREÇOS (DE 01.08.2020 À 31.07.2021) E OUTRAS MEDIDAS) e ainda tem dúvidas sobre os ajustes realizados nos planos, consultes as “Perguntas e Respostas” elaboradas especialmente para tiraram as dúvidas restantes.
PLANO A – Se você estava inscrito no Plano A – Clique aqui
PLANO E – Se você é beneficiário do Plano E – Clique aqui
AJUSTES ANUAIS DE PREÇOS (DE 01.08.2020 À 31.07.2021) E OUTRAS MEDIDAS
/0 Comentários/em Sem categoria /por adminPrezados Beneficiários,
Cumprindo disposições regulamentares e legais, a ELOSAÚDE realizou a reavaliação atuarial de seus planos de saúde (Médicos e Odontológicos).
O objetivo das reavaliações anuais é garantir que os planos se mantenham economicamente viáveis, equilibrados, e que os beneficiários inscritos tenham garantidos os direitos regulamentares e legais que os assistem.
A análise desse ciclo de reajuste (que foi de 01.08.2019 à 31.07.2020) apontou diversas particularidades, as quais foram analisadas pelo Conselho Deliberativo de Entidade para tomada de decisão.
O “Plano A”, em razão de ter permanecido um longo período sem adesão de novos beneficiários, teve a média etária de sua população superando os 66 anos. Considerando o fato de que, à medida em que a população envelhece, aumentam suas necessidades de serviços médicos, o plano veio encarecendo ao longo dos últimos anos.
Por conta do encarecimento a quantidade de beneficiários também diminuiu anualmente, tornando-o um plano vulnerável na linha do tempo. Com isso, reajustes cada vez maiores se tornaram necessários. Em agosto de 2018 novas adesões passaram a ser permitidas, contudo, não foram suficientes para equilibrar financeiramente o plano.
Contando com apenas 960 beneficiários ativos (até 07.2020) o plano se tornou financeiramente inviável, se comparado ao “Plano E”, uma vez que o “Plano E” oferece benefícios adicionais e é mais barato.
Diante das evidências técnicas e possibilidade união das massas para criação de um só plano, mais forte e seguro atuarialmente, o Conselho Deliberativo decidiu:
Com isso o Plano E passa a ter quase 4 mil beneficiários, tornando-se o único plano de Apartamento na categoria pré-pagamento.
A mesma conduta adotada para fortalecer o plano com menor impacto aos beneficiários também foi adotada no Plano E, cuja avaliação atuarial apontou para duas necessidades: a) reajuste de 7,19% em suas mensalidades (já considerando o ingresso dos beneficiários migrados) e b) extinção imediata da ULM.
É importante destacar que as decisões adotadas pelo Conselho Deliberativo foram embasadas nos estudos atuariais anuais. Esses, por sua vez, são desenvolvidos por empresa especializada, registrada junto ao IBA – Instituto Brasileiro de Atuários, cumprem fielmente as regras atuariais e estão integralmente alinhados aos normativos estabelecidos pela ANS.
Além disso, os demais temas foram alvo de consulta e pareceres jurídicos prévios, de modo que cada ajuste proposto estivesse em sintonia com as necessidades da Entidade, sem expô-la a riscos legais e/ou regulatórios.
Destaque-se que a ELOSAÚDE continua aplicando estratégias, empreendendo esforços e atuando com rigor em busca de economia e racionalização dos custos de seus planos. Nos últimos 12 meses essas medidas ajudaram a economizar mais de R$ 500 mil para a Entidade, o que foi 100% revertido aos planos, contribuindo para a redução de seus déficits, contudo, fatores como a crescente inflação da saúde e a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH) – que em 2019 chegou aos 17% – aliados à variação cambial e o aumento na utilização de serviços por parte dos beneficiários, motivaram a necessidade de recomposição financeira por meio do reajuste aplicado.
Considerando o exposto, os reajustes aplicados aos planos foram os seguintes:
O reajuste incide a partir da cobrança do mês de agosto de 2020, com vigência até julho de 2021.
Os titulares/responsáveis financeiros pelos planos foram informados por meio deste canal (site), em seu e-mail cadastrado junto à ELOSAÚDE, além de terem recebido correspondências alusivas ao reajuste de seus respectivos planos, bem como tabelas reajustadas.
As tabelas disponíveis no site estão corrigidas e em vigor até 31.07.2021. Para acessá-las clique aqui
Para saber mais, acesse as “Perguntas e Respostas” dos Planos A e E.
Se você estava inscrito no PLANO A – Clique aqui
Se você é beneficiário do PLANO E – Clique aqui