IDSS – Desafios da excelência x Desafios do quotidiano
Pelo sétimo ano consecutivo a ELOSAÚDE se mantém na faixa de excelência do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar-IDSS, que é um índice criado pela ANS para avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde que atuam no país.
Tendo atingido o escore de 0,8489 (em uma escala que vai de zero a um, com faixas intermediárias de zero vírgula dois décimos cada), a operadora permaneceu no ponto mais elevado da escala, que é a faixa entre 0,8 e 1,0, também chamada de faixa de excelência.
O IDSS foi criado com objetivo de fornecer medidas objetivas e comparativas da qualidade dos serviços prestados, auxiliando o consumidor a tomar melhores decisões no momento de escolher sua operadora e seu plano de saúde.
O índice é composto por indicadores dispostos em quatro dimensões: atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação.
No acirrado contexto das organizações atuantes no segmento de saúde suplementar, equilibrar as atividades e entregas do cotidiano com a necessidade constante de evoluir, inovar e manter elevados padrões de excelência, constitui-se como um dos desafios mais significativos dos tempos atuais. Embora não seja fácil, esse equilíbrio é essencial para a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo.
Para preservar os padrões de excelência desejados a gestão precisa equacionar as exigências básicas do quotidiano com as estratégias de evolução que estão planejadas.
Isso envolve, dentre outras manobras, atuação constante em: gestão do tempo – vez que os colaboradores não podem abandonar suas tarefas rotineiras, aprimoramento das estratégias de acompanhamento e gestão voltadas à assistência à saúde, prevenção e bem-estar dos beneficiários – principais destinatários das atividades internas, investimento em atualização, que vem se tornando um pré-requisito, em face da rápida evolução tecnológica, acompanhamento e atuação para manutenção da motivação e do engajamento dos times, aperfeiçoamento dos meios e da abordagem, voltados a uma comunicação eficaz, enfrentamento dos desafios culturais e estruturais, para incorporação da inovação organizacional… Esses, para trazer à tona apenas alguns dos itens que precisam ser monitorados e ajustados a tempo e horas.
Especialmente em 2024, quando diversas frentes de trabalho produziram um nítido avanço nas rotinas e processos de trabalho, o equilíbrio foi fundamental para garantir que os indicadores acompanhados no IDSS não fossem subjugados pela “avalanche” do quotidiano.
Culturalmente, a gestão da ELOSAÚDE acredita que manter padrões elevados de excelência no trabalho requer compromisso constante com a qualidade e a melhoria contínua. E isso é particularmente desafiador em ambientes dinâmicos, como o mercado de saúde suplementar, onde a pressão externa é evidente e pode levar a comprometer os padrões de qualidade. No entanto, não obstante tais desafios, a mesma cultura organizacional estimula o compartilhamento, o trabalho em equipe e a viabilização de um ambiente de apoio mútuo e foco nos objetivos comuns.
Para atingir os padrões exigidos no IDSS são necessários foco, disciplina, gestão, planejamento, pronta atuação, capacidade de interpretação dos dados e do ambiente, além do esforço operacional de toda a equipe.
É preciso atuar no indicador, sem esquecer de acolher o beneficiário. É preciso cumprir a exigência regulatória, mas também o prazo de envio da carteirinha. É preciso enviar relatórios técnicos, mas é igualmente preciso, olhar nos olhos das pessoas enquanto se fala com elas. É preciso alcançar o novo e é preciso manter o dia a dia funcionando…
A série histórica do IDSS ratifica que a ELOSAÚDE está madura como instituição e no caminho certo, mantendo as rotinas como parte essencial de seus entregáveis, sem esquecer de dedicar tempo e esforço às estratégias que a tem feito evoluir enquanto instituição. Está, sobremaneira, posicionada para continuar sendo um exemplo de excelência no mercado de saúde suplementar.
O resultado positivo por sete anos consecutivos não deixa dúvidas: excelência não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas uma jornada contínua. A ELOSAÚDE permanece firme nesse caminho, determinada a inovar, evoluir e manter-se na vanguarda do setor, sempre com a qualidade e o cuidado que seus beneficiários merecem.
O QUE É E COMO É CALCULADO O IDSS?
A ANS avalia anualmente o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).
O objetivo deste programa é estimular a qualidade no setor e reduzir a discrepância de informações, promover maior poder de escolha para o beneficiário, além de oferecer subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é a ferramenta utilizada pela agência para atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por essas empresas.
Essa avaliação é retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo publicados agora, em 2025, são relativos à avaliação de 2024 que, por sua vez, corresponde ao ano-base 2023.
O IDSS pode ser traduzido como um score composto, cuja pontuação varia de zero a um, e é calculada a partir de um conjunto de 33 indicadores agrupados em quatro dimensões. Os dados que subsidiam o cálculo são extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O resultado do IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
A partir 2017 uma nova fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS foi introduzida pela ANS. Trata-se do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) que possibilitou a ampliação do escopo e permitiu a introdução de novos indicadores e ajustes de outros. Dessa forma, segundo a ANS, a nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.
DIMENSÕES DO IDSS:
- Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
- Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
- Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
- Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO IDSS?
Para a Agência reguladora ele é importante porque permite avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde com base em dados concretos, informados pelo setor.
Já para o beneficiário o IDSS é fundamental, pois permite acompanhar anualmente a avalição de sua operadora. O IDSS também pode auxiliá-lo na escolha de uma operadora ou na portabilidade de carência com base na avaliação de desempenho de cada uma delas.
Para as operadoras o índice se torna um balizador de qualidade e um objetivo a ser perseguido, capaz de mobilizar as entidades em busca aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, pois se caracteriza como o principal reconhecimento atribuído pelo órgão regulador.
* Fontes:
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans
[com edições pontuais]
CONFIRA O RESULTADO DETALHADO DO IDSS ELOSAÚDE
MÉTRICAS E CONCEITOS
Quer saber mais sobre o processo de cálculo utilizado pela ANS e sobre as métricas e conceitos aplicados a cada dimensão?Acesse o site da ANS: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans
Para acessar os dados e o desempenho da ELOSAÚDE [clique aqui]Para ter acesso aos dados da ELOSAÚDE informe um dos três critérios de busca. Se preferir, insira apenas o número de Registro ANS da ELOSAÚDE, que é: 41.729-7.