REAJUSTES DOS PLANOS – CICLO 2023/2024
REAJUSTES ANUAIS DOS PLANOS – CICLO: DE 01.08.2023 A 31.07.2024
No mês de agosto de cada ano os planos médico-hospitalares e odontológicos da ELOSAÚDE, oferecidos na modalidade de pré-pagamento, recebem os reajustes legalmente previstos. Os índices são calculados a partir de avaliação atuarial que, resumidamente, significa o seguinte: são consolidadas e atualizadas as receitas e as despesas dos 12 meses anteriores, realizadas as projeções para os 12 meses seguintes, e apurada a receita necessária para fazer jus aos custos do próximo período.
Nesse sentido, cumprindo exigências regulamentares e legais, a ELOSAÚDE realizou a reavaliação atuarial anual em seus planos de saúde. Esse acompanhamento anual tem o objetivo de garantir que tais planos se mantenham economicamente viáveis e equilibrados, proporcionando a perenidade da oferta de serviços, dos direitos e da assistência necessários aos beneficiários.
Os estudos realizados neste ciclo (de 08.2022 a 07.2023) apontaram desequilíbrio financeiro entre despesas e receitas nos planos médico-hospitalares: Plano “E-2020” e Plano “Perfil”.
A análise atuarial, que aponta os reajustes anuais, é desenvolvida por empresa especializada – registrada junto ao IBA – Instituto Brasileiro de Atuários – obedece às determinações estatutárias e regulamentares, cumpre as regras estabelecidas pela ANS e é submetida previamente à análise, discussões e aprovação do Conselho Deliberativo da ELOSAÚDE.
Dado o desequilíbrio entre receitas e despesas apresentados em ambos os planos, o estudo técnico apontou os índices mínimos necessários à manutenção da segurança financeira desses planos e, em ambos os casos, o Conselho Deliberativo da Entidade considerou prudente seguir a recomendação técnica apresentada.
Diante disso, para fazer jus à necessidade de receita projetada para os próximos doze meses (de agosto de 2023 a julho de 2024), os planos serão reajustados nos seguintes patamares:
- Plano E-2020 – Reajuste de 22,31%;
- Plano Perfil – Reajuste de 33,19%.
Os planos odontológicos, por sua vez, estão financeiramente equilibrados e, em razão disso, serão reajustados apenas pela recomposição inflacionária do período, sendo:
- Plano B – Reajuste de 3,94%;
- Plano C – Reajuste de 3,94%.
Historicamente, no segundo semestre do ano, ocorre aumento na frequência de uso dos serviços de saúde. Consequentemente o custo médio dos planos também aumenta.
Em virtude disso, a ELOSAÚDE vem realizando campanhas de orientação e conscientização, pois o comportamento de cada indivíduo gera reflexos no reajuste da coletividade, haja vista que os planos são coletivos e mutualistas.
Além disso, a ELOSAÚDE continua aplicando estratégias de negociação, renegociação de contratos, mudanças nos modelos de remuneração e auditorias e atuando com rigor em busca de racionalização dos recursos. Toda e qualquer economia obtida por meio dessas ações é sempre revertida em favor dos beneficiários inscritos no plano.
A Diretoria e o Conselho Deliberativo tem buscado alternativas de contenção dos custos e novas estratégias serão implementadas ainda em 2023, com vistas a impactar positivamente nas contas dos planos e no reajuste de 2024.
Para acessar a tabela de preços, clique aqui https://www.elosaude.com.br/tabela-de-valores/